gráficos sobre reajuste de preço de planos odontológicos

Você sabia que o estresse pode provocar dores de dente?

28 de setembro de 2018

O estresse tem sido um fator importante nos dias atuais quando o assunto é saúde. Tanto a saúde mental quanto a física são influenciadas em grande escala por este estado emocional, mas o que muitas pessoas podem não saber é que o estresse também pode prejudicar a saúde bucal.

 

Quando o assunto é saúde bucal, o estresse pode dar início a uma série de reações negativas, como o bruxismo e apertamento. Estes termos fazem referência ao hábito de ranger ou pressionar os dentes, que entram em contato de maneira forçada. Pode ser de um jeito silencioso ou até mesmo produzindo sons. O apertamento, que é um tipo de bruxismo, não ocorre exclusivamente durante o sono e os principais sintomas são dores musculares, principalmente na região do masseter, enxaquecas,  desgastes dentários em níveis variados, abfração (fragilização do esmalte dentário próximo à gengiva). O bruxismo típico, causado principalmente pela ansiedade e estresse, ocorre durante o sono e produz sintomas semelhantes. Ambos são prejudiciais para nossos dentes, articulações e a própria musculatura envolvida e, caso não tenha os cuidados necessários, pode provocar consequências graves.

 

Em uma avaliação adequada com o seu dentista, é possível determinar se de fato o paciente possui bruxismo ou apertamento, o que quase sempre, de fato, é causado pelo estresse do nosso cotidiano. Mas se esse for o seu caso, calma! Atualmente há tratamentos específicos tanto para o bruxismo como para o apertamento, mesmo que a causa seja o estresse. Seu dentista saberá lhe indicar as placas miorrelaxantes,  psicoterapeutas que poderão auxiliar na parte psicológica, fisioterapeutas podem auxiliar quanto às dores musculares que se intensificam em alguns casos, e até mesmo o uso da toxina botulínica para despotencialização da musculatura mastigadora.

 

Para isso, o mais indicado é fazer uma visita ao seu especialista de sempre e avaliar as principais causas do estresse e, assim, obter uma solução mais efetiva. A Orale conta com os melhores planos individuais e empresariais para que você não tenha problemas na hora de procurar seu especialista. Visite nosso site e escolha o que mais se adequar a suas necessidades.

 

Central de Atendimento | 71 3014 8200

Av. Anita Garibaldi, 1133, sl. 1204, Ondina, Salvador/BA. 40.210-903.

 2017 © Orale Planos de Assistência Odontológica. Todos os direitos reservados.

gráficos sobre reajuste de preço de planos odontológicos