mulher comendo alimento saudável

Como aderir a uma dieta de moda pode afetar sua saúde bucal?

30 de outubro de 2018

É cada vez mais frequente que com a internet e os influenciadores digitais as tendências de saúde e alimentação sejam constantemente atualizadas, levando os usuários a aderir determinadas dietas, conselhos e truques antes mesmo de consultar com um profissional. Mas essa prática pode trazer algumas consequências para nossa saúde bucal.

 

Dietas baseadas em jejum ou determinados alimentos podem exigir uma consulta prévia com seu dentista antes de começar, porque a alimentação é o que mais influencia na nossa saúde bucal. Nem todos os fatores são negativos. mas por mais famosa ou efetiva que a dieta possa parecer, o ideal é sempre ter um acompanhamento profissional para ter total certeza do que estamos fazendo, pois quando adquirimos hábitos novos sejam eles físicos ou alimentares, tudo no nosso corpo se altera, modificando a forma em que ele reage para combater e se adaptar a determinadas substâncias que variam entre  emagrecer, para ganhar energia ou só alguma melhoria na saúde.

 

Um dos fatores, por exemplo, é a quantidade de refeições que fazemos ao dia. Em uma dieta é muito melhor comer em pequenas quantidades ao longo do dia, o que exige uma higiene reforçada da parte do paciente para manter a boca sempre saudável, tendo o fio dental como um companheiro inseparável. Saber a composição dos alimentos pode ajudar na hora de controlar a sensibilidade e até mesmo o pH bucal em função dos alimentos mais ácidos ou menos ácidos, já que o ideal é um pH neutro para evitar erosões nos dentes. Um caso prático são os sucos verdes com abacaxi ou limão que exigem um creme dental propício para proteger o esmalte dos dentes. Outra questão a se ter em conta é o jejum, mesmo que não ocorra a ingestão dos alimentos em um período determinado, a escovação continua sendo essencial para remover a placa bacteriana e o mau hálito que se forma tanto ingerindo alimentos como em jejum.

 

Os pacientes com clareamento dental precisam ter um cuidado para bebidas e alimentos que possuem corantes, podendo interferir no tratamento e manchar o esmalte dos dentes. Por isso, é imprescindível procurar o seu dentista caso esteja pensando em começar uma dieta ou seguir algum conselho da internet. Conte com a Orale para encontrar o profissional mais próximo de você!

Central de Atendimento | 71 3014 8200

Av. Anita Garibaldi, 1133, sl. 1204, Ondina, Salvador/BA. 40.210-903.

 2017 © Orale Planos de Assistência Odontológica. Todos os direitos reservados.

mulher comendo alimento saudável