mulher escolhendo um item

3 cuidados básicos que fazem diferença na saúde bucal.

25 de junho de 2019

   

Quando falamos em saúde bucal pensamos logo na presença do dentista e em todos os tratamentos maravilhosos que ele pode nos oferecer. Esse raciocínio está certo, ele é mesmo o nosso braço direito quando o assunto é manter um sorriso bonito e uma boca saudável, mas a prevenção jamais deve ser negligenciada. Pela correria do dia a dia algumas pessoas acabam descuidando de ações básicas que podem evitar milhares de complicações desagradáveis e hoje vamos trazer 3 hábitos que parecem muito simples, mas que fazem toda a diferença para o futuro dos seus dentes.

 

1- Sempre escove os dentes antes de dormir.

Sabemos que a vida anda muito corrida e que às vezes o cansaço pode ganhar a batalha contra as lições que a sua mãe passou com tanto carinho, mas não abra mão de escovar os dentes, língua e se possível usar fio dental antes de dormir.

É durante o sono que produzimos menos saliva e o cenário se torna perfeito para a proliferação de bactérias responsáveis pela cárie e diversas outras doenças bucais, por isso, fique atento!

 

2- Seja cuidadoso com a sua alimentação.

Doces são grandes amigos das cáries, mas isso não quer dizer que deva deixar de consumí-los, somente que deve ter mais cuidado quando o fizer. Prefira comer doces em momentos que se aproximem da sua refeição principal e após o consumo escove os dentes assim que possível.

Manter uma alimentação balanceada também é um quesito determinante no fortalecimento ósseo e maior durabilidade da arcada dentária. Sempre opte por alimentos ricos em cálcio e alimentos nutritivos, como queijo, vegetais crus e frutas.

 

3- Troque a sua escova a cada 3 meses.

Às vezes pode parecer que ela não está tão velha assim, mas a vida útil de uma escova de dentes é de somente 3 meses. Se você faz o tipo que se apega ou tem um modelo favorito, recomendo que faça uma pequena reserva para que quando o tempo da troca chegar você não sinta tanta dor em deixar a sua velha amiga para trás.

Além do desgaste das cerdas, ela tende acumular água em seu interior, se tornando um ambiente excelente para o crescimento de bactérias e fungos que podem ser extremamente nocivos para a sua saúde como um todo.

 

Esses são alguns conselhos que podem fazer com que as suas visitas regulares ao dentista sejam repletas de feedbacks positivos. Fique atento às pequenas ações do dia a dia e não esqueça! Solte o seu sorriso!

 

 

 

 

 

 

 

   

Central de Atendimento | 71 3014 8200

Av. Anita Garibaldi, 1133, sl. 1204, Ondina, Salvador/BA. 40.210-903.

 2017 © Orale Planos de Assistência Odontológica. Todos os direitos reservados.

mulher escolhendo um item